METODO DIALETICO NA PESQUISA EM EDUCACAO
Os artigos que compõem este livro se propõem a discutir as contribuições do método dialético para a pesquisa em educação, com ênfase nas políticas educacionais. Para tanto, discutem o método dialético como uma abordagem que reconhece ser a ciência um produto da história, da ação do próprio homem, que está inserido no movimento das formações sociais.
Com base nessa perspectiva, os textos explicitam como o método dialético revela uma aproximação da escolha pela cientificidade da realidade, à medida que propicia o estabelecimento de uma relação que tem como referência a dinâmica entre o sujeito e o objeto.
Como instrumento lógico de interpretação da realidade, o método em questão caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens nas relações sociais
que são por eles contraídas.
Em síntese, os vários artigos reunidos no presente livro convidam ao conhecimento da importância e da necessidade de todo pesquisador compreender e explicar determinada realidade concreta. Afinal, é por meio dessa atuação que o investigador poderá indicar, de maneira concreta, algumas alternativas de ação para responder à problemática analisada.